FATOS POLICIAIS

quarta-feira, 24 de abril de 2024

LUÍS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO

 


LUÍS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO, UNS DOS HERÓSIS DA RESOLUÇÃO DE 1817, NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

LUÍS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO,  Coronel do Regimento de Cavalaria Miliciana em Natal e São José do Mipibu, nascido em 17 de abril de 1762, nascido em PAPARI, atual cidade de Nísia Floresta-RN, sendo filho  filho de ANDRÉ DE ALBUQUERQUE MARANHÃO (o velho) e ANTONIA JOSEFA DO ESPIRITO SANTO RIBEIRO; Cavaleiro da Ordem de Cristo; revolucionário em 1817. Primo de André de Albuquerque (o mártir), dono do Engenho Belém; deu-se em sua casa a prisão do Governador José Inácio Borges (V. “BORGES, José Inácio”, Século XVIII), durante a revolta. Com a contra-revolução, seria por sua vez tornado prisioneiro (maio, 21), no Brejo das Bananeiras-PB, sendo pronunciado (isto é, contra si formalizada denúncia) no ano seguinte (13.09.1818). Absolvido, posteriormente integraria o Governo Provisório instalado pelo próprio José Inácio Borges, em eleição realizada em 03.12.1821. A data do seu falecimento é incerta: Creio ter falecido em 1831, diz Cascudo (História do Rio Grande do Norte, p. 154).

FONTE: “PERSONALIDADES HISTÓRICAS DO RIO GRANDE DO NORTE (SÉC. XVI A XIX), COORDENAÇÃO E REDAÇÃO TARCISIO ROSAS. NATAL: FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS JUVENAL LAMARTINE-CEPEJUL, 1999. PÁG. 74.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LUÍS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO

  LUÍS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO, UNS DOS HERÓSIS DA RESOLUÇÃO DE 1817, NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU LUÍS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO ,   Cor...